Hoje estava lendo sobre o livre arbítrio e comecei a pensar em minha vida e como eu faço uso esse livre arbítrio. Deus nos fez livres, criou o homem com a liberdade de escolha. Ele preferiu que fosse assim a ter um mundo de brinquedo que só funcionaria quando ele apertasse um botão. Sabemos por experiência própria que basta uma coisa ser voluntária para que metade das pessoas não faça. Parece que só funcionamos na base da obrigação, o que detestamos....mas sabemos bem que não há outra maneira de fazer as coisas acontecerem.
E foi assim desde o princípio, creio que Deus sabia exatamente que ao nos dar o liberdade de escolha poderiamos usá-la tanto para bem quanto para o mal. Não tenho a ilusão de que alguém que fosse livre não teria a oportunidade de escolher o mal. Se alguém ou alguma coisa é livre para ser boa, é livre também para ser má.
Ao olhar para minha vida, posso ver um exemplo claro disso. Eu amo o Senhor mais que qualquer coisa na vida, o desejo do meu coração é agradá-lo com tudo que há mim: minhas atitudes, escolhas, pensamentos. Deveria ser fácil pra mim escolher sempre o que é bom não é mesmo?
Mas não funciona assim, por mais que eu tente não consigo e acabo cometendo ou escolhendo o mal. Me comparo à uma criança que sabe que se desobedecer vai entristecer os pais, mas é mais forte que ela e a desobediência acontece. Por causa do Edén a raiz do pecado foi colocada dentro de nós, seres humanos e ao conviver com ela todos os dias, lidamos com o mal. E a única maneira de vencermos isso é nos entregarmos nas mãos de nosso Pai Celestial para que com sua graça e misericórdia Ele nos ajude a usarmos esse livre arbítrio de uma melhor forma, ou seja a favor de nosso relacionamento com Deus. E se por você escolher o mal lembre-se: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça(I Jo 1.9).
injustiça. |